5 dúvidas comuns sobre Seguro Responsabilidade Civil Profissional

Reembolso em caso de indenizações por danos morais ou materiais é a principal cobertura do seguro de responsabilidade civil profissional. Por isso, esta é uma modalidade indispensável para prestadores de serviço, como médicos, dentistas, advogados, contadores, arquitetos, entre outros.

Claro que nenhum profissional deseja causar danos a terceiros. Porém, isso pode acontecer quando o seu trabalho é passível de erros humanos. Logo, é importante assegurar que os negócios não sofram prejuízos financeiros em razão de processos judiciais.

Neste caso, o mais indicado é contratar o seguro de responsabilidade civil profissional. Contudo, diante de tantas possibilidades no mercado, qual apólice é mais indicada para a sua realidade? Vale a pena conhecer os detalhes sobre o assunto para garantir uma boa escolha.

5 perguntas e respostas sobre seguro responsabilidade civil profissional

A responsabilidade civil é inerente de qualquer atividade humana e está prevista no Código Civil. Segundo a legislação, este conceito compreende todas as situações em que alguém, por responsabilidade decorrente de culpa, acarretar perda ou dano a outros. Seja perda material, patrimonial, corporal ou moral.

Para resguardar a atividade profissional, garantir proteção financeira e tranquilidade para exercer a função, é fundamental contar com o seguro responsabilidade civil profissional. Esclareça agora as principais dúvidas sobre o tema.

1. Como funciona?

Ao contratar esse tipo de seguro, é feito um pagamento anual chamado de prêmio para cobrir os danos até determinado valor. Por exemplo, é possível contratar uma apólice com prêmio de R$ 3.500 para cobrir reclamações de terceiros no valor de até R$ 100 mil (importância segurada).

Por ser um produto personalizado, os prêmios e a importância segurada terão valores diferentes para cada tipo de serviço e profissional.

2. Quais são as coberturas?

O seguro responsabilidade civil profissional serve justamente para cobrir custos com processos judiciais em decorrência de omissão ou mau exercício da profissão. Mas não só isso. O modelo possui outros tipos de cobertura, dependendo da necessidade do contratante. Por exemplo:

  • Reembolso de acordos judiciais;
  • Lucros cessantes de terceiros por paralisação nas atividades em decorrência de falha na prestação do serviço profissional;
  • Despesas de publicidade com intuito de recuperar a imagem do Segurado em função de uma reclamação
  • Falhas profissionais cometidas por subcontratados e/ou terceirizados;
  • Quebra de sigilo profissional;
  • Calúnia, Injúria e Difamação;
  • Entre outros.

Além disso, os custos com advogados e todos os tipos de processos também são assegurados.

3. Quem pode contratar e como contratar?

Esta modalidade pode ser contratada por qualquer tipo de profissional liberal com formação universitária, independentemente do estágio da carreira. Ou seja, não exige experiência ou tempo de formação prévias.

Profissionais como médicos, dentistas, fisioterapeutas, veterinários, advogados, auditores, contadores, arquitetos e engenheiros contratam com mais frequência.

Mas corretores de imóveis, despachantes, fotógrafos, pesquisadores, entre outros, também podem se beneficiar do seguro responsabilidade civil profissional.

4. É sigiloso?

Sim, o profissional não precisa comunicar seus clientes ou pacientes que possui o seguro. Além disso, as seguradoras não podem divulgar informações sobre os beneficiários para terceiros.

5. Como funciona o prêmio do seguro?

O valor a ser pago anualmente, ou o chamado prêmio, depende da importância segurada. O custo também varia conforme as estatísticas que indicam quais as especialidades sofrem mais ou menos processos.

Como contratar o seguro responsabilidade civil profissional?

Quer proteger a sua reputação e da sua empresa contra erros que podem prejudicar terceiros? A Fontana Corretora de Seguros está há mais de 70 anos no mercado, oferecendo seguro de responsabilidade civil profissional para os mais diversos nichos de negócios.

Com atendimento personalizado e expertise, identificamos as soluções de acordo com a necessidade de cada empresa ou profissional para criar uma apólice personalizada. Converse com um profissional especializado da Fontana Corretora de Seguros e saiba como garantir sua proteção.

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.