Seguro residencial: quando vale a pena?

Nem sempre os cuidados ao sair de casa ou na manutenção diária da residência são suficientes. Imprevistos de vários tipos acontecem como problemas elétricos, hidráulicos, vazamentos, incêndios, roubos, entre outros. Para impedir que estes incidentes causem prejuízos, é importante contar com um seguro residencial.

Seja para ir ao mercado ou fazer uma viagem de férias, o serviço é uma garantia contra possíveis problemas na sua casa.

Mas como saber quando realmente vale a pena contratar o seguro residencial? Quais benefícios pode te trazer? Continue a leitura e descubra as vantagens de contar com o serviço.

Entenda como funciona o seguro residencial

O seguro residencial possui o mesmo princípio do seguro auto. Seu contratante é assegurado contra diversos tipos de incidentes. Então, se houver uma emergência que afete algum objeto da casa ou a sua estrutura, o serviço cobre o reparo dos aparelhos em questão, ou até mesmo a sua substituição.

O cálculo do valor total do seguro se baseia no custo de reconstrução do imóvel e o preço real dos bens presentes nele. Em resumo, o valor do serviço é baseado nos possíveis sinistros. Ou seja, o montante a ser pago pela seguradora se algo acontecer.

No caso de coberturas adicionais, o acréscimo no valor é proporcional ao número de itens cobertos.

O seguro residencial pode ser contratado de 3 formas:

  • Cobertura para a construção: ou seja, paredes e infraestrutura de sustentação;
  • Cobertura para os bens: vale somente para os bens no interior da residência;
  • Cobertura integrada: integra a cobertura para os bens e para a construção em um único plano, com coberturas adicionais à sua escolha.

Por exemplo: o curto-circuito em uma tomada na cozinha pode causar um princípio de incêndio e estragar o armário, além de danificar a parede. Nesta situação, só a cobertura total viabiliza o reparo de ambos os problemas. Por isso, é realmente importante entender as suas necessidades, os principais riscos na sua casa e suas maiores preocupações.

Franquia no seguro residência

Assim como o seguro auto, o residencial também possui sua franquia. Isto nada mais é do que a participação obrigatória do contratante, estabelecida na contratação do seguro. A franquia funciona assim:

  • Caso o prejuízo seja inferior ao valor da franquia, o segurado é quem fará o pagamento do reparo;
  • Já se o prejuízo for superior, a seguradora vai arcar com o restante do custo.

No entanto, não são todas as seguradoras que optam pelo mecanismo. Depende do perfil do produto e da empresa. Então, vale ficar atento se a sua proposta inclui a franquia. Em caso afirmativo, a franquia do seguro residencial deve constar na apólice e com os valores determinados.

O benefício de ter a franquia é a diminuição no valor do seguro residencial, já que a seguradora pagará menos em caso de sinistro.

Coberturas do seguro residencial

O serviço básico cobre danos causados por incêndios, descargas elétricas e explosões. Entretanto, o seguro residencial é extremamente versátil, pois existem uma infinidade de coberturas que podem ser adicionadas em seu plano.

Desta maneira, você pode pagar mais para proteger o seu imóvel de diferentes incidentes como: enchentes, danos a eletrônicos, problemas hidráulicos, bens furtados, vidros quebrados e até responsabilidade civil, que cobre danos causados por familiares ou terceiros.

Como contratar um seguro residencial

Com diversas opções disponíveis no mercado, não é simples contratar o seguro residencial ideal. Por isso, é importante contar com uma corretora de seguros, que vai analisar as situações e os riscos que podem atingir seu lar e as coberturas necessárias para a sua realidade.

Existem diversos pontos a serem avaliados e, provavelmente, sem a ajuda de profissionais experientes, você não iria identificar. Além disso, é possível encontrar o seguro que caiba no seu bolso.

Neste cenário, o seguro residencial da Fontana Corretora de Seguros reúne as melhores soluções para grandes riscos e sinistros. Além disso, seu grande leque de coberturas faz com que seu seguro possa ser acionado no dia a dia. Tanto para chamar o encanador para desentupir a pia, o eletricista para arrumar seu chuveiro, ou ainda outros profissionais para os mais variados tipos de reparos e instalações.

Confira as coberturas oferecidas:

  • Incêndio;
  • Raio;
  • Explosão;
  • Roubo de bens;
  • Vendaval;
  • Pagamento de aluguel;
  • Vazamento de tubulações;
  • Cobertura para bicicletas;
  • Serviços gerais sob consulta.

Agora que você já conhece os benefícios de contratar um seguro residencial, acesse nossa página e conheça nossos planos e coberturas!

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.