3 dicas básicas para escolher o melhor seguro residencial

Apesar de ter a importante função de proteger seu lar, o seguro residencial é um tipo de seguro ainda não tão difundido no Brasil. No entanto, a modalidade vem ganhando espaço entre aqueles que desejam evitar riscos e se prevenir contra incidentes e prejuízos.

São diversas coberturas possíveis, como por exemplo contra enchentes, incêndios, furtos, entre outros. O valor da apólice no seguro residencial também é diferenciado. Enquanto o custo no seguro auto gira em torno do perfil do beneficiário e as características do carro, no residencial, até os objetos dentro da casa podem ser protegidos.

Existem opções de seguro só para a residência, para os bens ou para ambos. O que interfere diretamente na apólice. Por isso, é necessário analisar previamente tudo o que será coberto pelo seguro residencial e pesquisar o melhor custo-benefício.

Se você mora em apartamento, o seguro residencial também pode ser acionado. Mas o ideal é verificar antes o contrato do seguro condominial para não pagar duas vezes pelo mesmo serviço de proteção.

Quer saber mais sobre como contratar a melhor opção de seguro residencial? Então, continue a leitura.

Como contratar o seguro residencial ideal

Existem diversos aspectos a serem avaliados na contratação do seguro residencial. Como mencionado, há diferentes coberturas, tipos de apólices e valores do seguro. Por isso, não é tão fácil encontrar o serviço adequado para o seu perfil. Veja algumas dicas!

1 – Entenda suas necessidades e conheça os tipos de cobertura

Há apólices com coberturas para diferentes imprevistos. Normalmente, os planos básicos cobrem incêndio, raios e explosões. De modo geral, esses são os incidentes mais recorrentes e onerosos. Porém, dependendo de cada caso, outras coberturas podem ser contratadas.

Por exemplo, se você mora em uma área que costuma alagar, ter um seguro contra enchentes é primordial. Mas, se a sua casa fica próximo de um cruzamento ou rotatória, um seguro que cubra batidas de carro contra a casa também pode ser importante.

Danos ao patrimônio e até mesmo furtos podem ser segurados. Contudo, é válido ter em mente que, quanto maior a lista, mais caro será o serviço. Logo, responda três perguntas:

  • Quais são as suas necessidades?
  • O que é importante para você nesse momento?
  • A indenização irá repor o valor perdido realmente?

2 – Qual é o valor da franquia e como o seguro deve ser acionado?

Você sabe como funciona a franquia e o sinistro? A franquia é o valor que o contratante do seguro residencial deve arcar no caso de imprevistos. Por isso, é importante analisar se esse custo pode ser pago por você, caso algo aconteça. Já o sinistro é a situação a ser coberta, prevista na apólice, como enchente ou furto.

Se o prejuízo no sinistro for inferior ao valor da franquia, o contratante deverá fazer o pagamento do reparo. Mas, se o prejuízo for superior, a seguradora vai arcar com o restante do custo.

Além disso, verifique como o seguro deve ser acionado, se é fácil o procedimento e como é feito o parcelamento dos custos. Essas são perguntas importantes antes de assinar o contrato.

3 – Conte com o apoio de uma corretora de seguros

Uma corretora de seguros é fundamental para você saber todos os pontos de atenção, esclarecer suas dúvidas e fazer as cotações antes da contratação.

Com este suporte, você conta com consultores especializados para ajudá-lo a encontrar o tipo de cobertura adequado às suas necessidades.

Seguro residencial com a Fontana Corretora de Seguros

Fontana Corretora de Seguros atua há mais de 75 anos e conta com as melhores seguradoras do mercado para identificar os serviços com melhor custo-benefício.

Seguro Residencial reúne soluções para grandes riscos e sinistros, como incêndio e furto de bens. Além disso, pode ser acionado no dia a dia para chamar encanador, eletricista e outros profissionais para pequenos reparos ou instalações.

Veja as coberturas oferecidas:

  • Incêndio;
  • Raio;
  • Explosão;
  • Roubo de bens;
  • Vendaval;
  • Pagamento de aluguel;
  • Vazamento de tubulações;
  • Cobertura para bicicletas;
  • Serviços gerais sob consulta.

Quer saber mais a respeito do seguro residencial e conversar com um consultor especializado? Acesse o nosso site agora mesmo!

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.