Vai fazer cotação de seguro auto? Conheça 7 dicas fundamentais

A chave está na mão e o carro tão sonhado na garagem. Agora, o próximo passo é fazer um seguro auto. Afinal, não é possível rodar tranquilamente sem o carro estar segurado. Uma vez que são muitos os riscos relacionados aos automóveis: roubo, acidente, incêndio, enchente, entre outros.

Isso torna indispensável contratar o seguro auto. Desta maneira, é importante pesquisar e cotar o serviço com o melhor custo-benefício. Pode parecer uma tarefa simples, mas existem certas entrelinhas muito importantes a serem interpretadas.

Para que você não fique perdido na hora de fazer a cotação, separamos 7 dicas úteis a serem seguidas. Continue a leitura e descubra como escolher o melhor seguro para seu automóvel.

Leia tambémPlano de saúde para empresa: entenda os benefícios da coparticipação

7 dicas para fazer uma boa cotação de seguro auto

Normalmente, quem busca proteção para o seu veículo deseja reduzir ao máximo o valor pago. Porém, muitos acreditam que é impossível encontrar o equilíbrio perfeito entre custo e prestação de serviços. Mas, sabendo como cotar, é possível sim achar o preço adequado e economizar bastante no seguro auto.

Confira agora 7 dicas para fazer uma boa cotação de seguro auto:

1 – Tenha cuidado com o excesso de pressa

Quando se trata de uma cotação, a pressa é a inimiga da perfeição. A falta de pesquisa faz com que você opte pelas primeiras opções que aparecerem. Desta forma, você pode errar bruscamente e acabar gastando muito mais do que se tivesse feito uma boa pesquisa.

2 – Faça cotações online

Nesta etapa, não tenha medo, abuse das ferramentas online e faça várias cotações. Somente assim você conhecerá o preço médio do seguro auto para seu veículo. Além disso, saberá se as opções disponíveis estão acima ou abaixo desta média.

3 – Forneça informações verdadeiras

Quando você omite ou deturpa informações relacionadas a você, o veículo e pessoas que irão conduzi-lo, você pode ter problemas no futuro.

Isso porque você não obtém um preço realista. E ainda pode se dar mal caso algo aconteça com o veículo e seus condutores. Uma vez que o seguro faz uma investigação antes de pagar os valores previstos em contrato.

4 – Verifique coberturas adequadas

É muito atraente contar com todos os serviços que o seguro auto disponibiliza. Porém, nem sempre é vantajoso adicionar todas as opções. É bem provável que você aumente o custo do seguro e não use todos os serviços contratados.

Examine cuidadosamente quais coberturas são interessantes adicionar e quais utilidades elas possuem. Por exemplo:

  • Qual o tipo de cobertura na assistência 24 horas?
  • O serviço me atende em qualquer lugar e a qualquer momento?

Tenha em mente que você paga proporcionalmente à quantidade de serviços contratados.

5 – Diferença de valor entre homens e mulheres

As seguradoras consideram que o público feminino oferece um risco menor que o masculino. A ideia é que as mulheres são mais cuidadosas do que os homens no volante e causam menos acidentes. Por isso, quando a mulher é adicionada como motorista do veículo, o valor de contratação do seguro auto é reduzido.

6 – Tenha atenção na franquia

Muitas pessoas costumam focar a atenção no valor total do seguro e acabam se esquecendo da franquia. O valor da franquia oscila de acordo com as suas necessidades. Ou seja, é possível aumentar ou diminuir.

Sabe como funciona? A franquia é o valor que fica sob a responsabilidade do segurado em caso de sinistro com indenização parcial. O valor fica definido na apólice do seguro auto. Na prática, se a franquia do carro for de R$ 1 mil, você deve arcar com o pagamento do conserto em caso de acidente até este valor. Acima do valor, o seguro paga a diferença.

Mas por que é importante prestar atenção na franquia? Porque quanto maior o valor da franquia, menor o valor do seguro.

7 – Procure uma corretora de seguros

Somente os profissionais especializados de uma corretora de seguros sabem o melhor seguro para cada tipo de veículo. Assim, encontram a opção adequada para a sua necessidade de cobertura, preenchendo os seus requisitos e de forma que caiba no seu bolso.

Como funciona a atuação da Fontana Corretora de Seguros

Quer contratar o seguro auto? A Fontana Corretora de Seguros possui a solução ideal para você, personalizada e de acordo com seu perfil. Temos opções completas, incluindo assistência 24 horas, serviços para a casa e segurança para toda a família!

Agora que você já sabe como cotar um seguro auto corretamente, acesse nosso site e entre em contato com um corretor especializado!

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.