Qualidade de vida no trabalho: o cenário atual nas empresas no Brasil

qualidade de vida no trabalho apresentou uma melhora significante no Brasil no 1º trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQTV), o crescimento foi de 11% no período.

O levantamento realizado pela Sodexo analisa a opinião dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho. Esta avaliação é feita por meio de um teste online que verifica diversos aspectos do colaborador dentro do seu ambiente de trabalho.

Como funciona o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho

O IQTV é medido por uma escala de pontos que vai de 0 a 10. Nos primeiros três meses de 2018, o indicador atingiu o valor de 6,48, contra 5,85 do 1º trimestre de 2017. Esta análise foi feita através de 941 respostas obtidas de trabalhadores em diversas regiões do país.

Além do aumento na nota, foi constatado que os homens possuem uma satisfação maior que as mulheres, quando se trata de bem-estar e saúde no ambiente de trabalho. Para os homens, o índice chegou a 6,54, enquanto, para mulheres, ficou em 6,18.

A análise do IQTV revelou também que a região sul possui o melhor índice de qualidade de vida no trabalho (6,82). Já a região nordeste ficou com o pior resultado (5,88).

Leia também5 vantagens de investir em programas de qualidade de vida no trabalho

Principais pontos da qualidade de vida no trabalho

A pesquisa da Sodexo indicou o principal fator de influência para a avaliação geral do público. O destaque foi para o projeto de carreira e crescimento pessoal oferecido pelas empresas.

Por outro lado, quando se fala de facilidades e eficiência no ambiente de trabalho, o índice registrou queda.

Outros dados do levantamento mostram que 54% dos profissionais estão satisfeitos com o seu trabalho atual. Em contrapartida, 9% não estão felizes com o seu emprego. Quem atua no atendimento ao cliente, área comercial e serviços de apoio administrativo representa a maioria dos insatisfeitos.

O que traz impactos negativos para a motivação, reduz a produtividade e, por fim, afeta nos resultados da empresa.

Qualidade de vida no trabalho = Produtividade

Como evidenciado pelo Índice Sodexo, cada vez mais, os funcionários estão preocupados com a qualidade de vida e o ambiente de trabalho apropriado. Logo, um dos grandes desafios do mercado corporativo é proporcionar alta qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores.

Atingir este objetivo é tão importante, pois afeta diretamente a produtividade das organizações. Neste cenário, empresas de todo o mundo têm buscado maneiras de conciliar as demandas dos funcionários e suas necessidades de saúde física e mental.

Afinal, funcionários desmotivados, com ambiente inadequado e problemas de saúde, produzem muito menos, do que quando estão com o corpo e a mente saudáveis.

Por isso, é fundamental investir em programas de qualidade de vida no trabalho para prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde.

Programas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Para ajudar a sua empresa neste desafio, a Fontana Corretora de Seguros desenvolveu um Programa de Conscientização de Saúde. O serviço mostra para os colaboradores a importância de se prevenir e cuidar da saúde, além de ensinar a usar o plano de saúde de forma consciente e mais inteligente.

O programa é dividido em duas fases, proporcionando benefícios aos colaboradores e a empresa como um todo.

– Fase 1 é direcionada ao uso consciente do plano de saúde;
– Fase 2 estimula medidas preventivas de saúde.

Com isso, a Fontana Corretora de Seguros ajuda as empresas a oferecerem um ambiente organizacional mais produtivo. Agora que você já sabe que precisa investir na qualidade de vida no trabalho, conheça o nosso Programa de Conscientização de Saúde!

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.