9 estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Como está a qualidade de vida no trabalho dentro da sua empresa? Trata-se de uma discussão frequente no setor de Recursos Humanos que procura melhorar este aspecto na organização. Esse item, inclusive, pode ser considerado como um pré-requisito para atrair e, principalmente, reter talentos.

Por isso, implementar uma política que preze pela saúde do corpo e da mente é fundamental. Dessa maneira, é possível promover um ambiente corporativo com colaboradores mais felizes, relaxados, criativos e produtivos.

O desenvolvimento de uma série de ações nesse sentido traz inúmeros benefícios entre os colaboradores. O que reflete diretamente no rendimento dos funcionários e, consequentemente, gera resultados para o seu negócio. Por exemplo: a melhora do atendimento ao cliente, mais produtividade e mais qualidade no trabalho executado.

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Medidas para aumentar a qualidade de vida no trabalho

Segundo pesquisa da Universidade de Northwestern, programas de qualidade de vida podem criar nas empresas um ciclo virtuoso de motivação entre os funcionários, clientes e desempenho financeiro da corporação.

Se o seu objetivo é promover a qualidade de vida no trabalho, confira 9 estratégias eficientes para ajudá-lo:

1 – Realizar programas de incentivo à prática de atividades físicas

Sua empresa pode incentivar a prática de atividades físicas, seja por meio de descontos em academias ou aulas in company. Ao promover um estilo de vida mais saudável, o profissional fica mais motivado e produtivo.

Além de indicar a preocupação com a saúde de seus colaboradores, a corporação cumpre também um papel social na promoção da saúde. Inclusive, há a redução do absenteísmo por motivo de doença. Uma vez que os colaboradores são incentivados a realizar atividades físicas, fazer acompanhamento médico periódico e tomar medidas preventivas.

2 – Contratar profissionais especializados para treinos ao ar livre

Antes de implementar estratégias para promover a qualidade de vida no trabalho, você deve estudar o perfil dos colaboradores. Os profissionais da sua empresa podem por exemplo estarem mais interessados em um treino ao ar livre. Então, por que não contratar profissionais especializados para ajudá-los nisso?

Assim, a adesão ao programa é maior e os benefícios poderão ser sentidos mais rapidamente. Pode ser trilha, grupo de caminhada ou corrida ao ar livre, montanhismo, entre outros… Identifique o que motiva seu time e invista nisso para promover mais qualidade de vida entre os colaboradores.

3 – Oferecer exercícios de alongamentos

A ginástica laboral é a clássica aula de alongamentos disponibilizada em muitas empresas. Apesar de ser mais conhecida no meio profissional, ainda há muitas empresas e colaboradores que duvidam de seus benefícios.

As atividades são focadas em evitar lesões e cuidar da saúde do funcionário. Sua aplicação diminui acidentes, aumenta a produtividade e melhora o clima organizacional.

4 – Disponibilizar sessões de massagens

Que tal presentear seus colaboradores com uma sessão de massagem? Ações como essa, além de reforçar o sentimento de pertencimento à empresa, relaxam até o colaborador mais estressado.

Uma sugestão é promover uma semana “detox” na empresa. Organize práticas, palestras e atividades que reforcem o conceito de qualidade de vida no trabalho. Dentre as atividades, inclua sessões de massagem.

5 – Apostar em benefícios, reconhecimento e qualificação

Os salários já deixaram de ser a porta de entrada para muitos cargos. Atualmente, os talentos se importam mais com benefícios, plano de carreira, reconhecimento, incentivos para estudos e bom ambiente de trabalho.

Por isso, outras práticas recomendadas são:

– Estabelecer uma política de feedbacks constantes;

– Incentivar a educação continuada com auxílio financeiro;

– Acompanhar a evolução do mercado de trabalho em termos de salário;

– Ter um plano de carreira estratégico.

6 – Oferecer palestras sobre nutrição e saúde

Que tal promover anualmente ou semestralmente encontros, palestras ou workshops que estimulem a busca por um estilo de vida mais saudável?

Convide profissionais da área da saúde, nutrição e educação física para palestrar em sua empresa. Assim, você conseguirá promover a cultura de compartilhar conhecimento útil a todos, incentivar os cuidados com a saúde e a prática de exercícios. O que vai se tornando um ciclo virtuoso.

7 – Estimular o relacionamento interpessoal

Trabalhar em um local onde as relações interpessoais são construtivas e a troca de conhecimento é constante atrai e retém talentos. Além disso, aumenta a alegria no trabalho e, consequentemente, a produtividade.

O setor de RH pode tomar diversas atitudes para isso. Por exemplo: incentive dinâmicas entre as equipes, organize times de atuação que envolvam colaboradores de diferentes áreas e promova comemorações que agreguem todas as equipes. Assim, todos se sentirão como parte integrante de um único time.

8 – Melhorar o desempenho e motivação no trabalho com planos de carreira

Estar em uma empresa sem perspectiva de crescimento ou sem um plano de carreira claro é desmotivador. Mas também é prejudicial à saúde, principalmente mental. O que pode desencadear quadros de estresse agudo ou ansiedade.

Por isso, mantenha transparente o caminho que os colaboradores devem percorrer para chegar ao cargo que almejam. Caso contrário, os funcionários tendem a procurar no mercado outras opções, como empresas com mais clareza e comprometimento com suas carreiras.

9 – Oferecer flexibilidade nos horários de entrada e saída

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o brasileiro busca por mais flexibilidade no trabalho. Mais de 70% dos entrevistados revelaram que gostariam de poder trabalhar em casa.

Ao oferecer uma jornada de trabalho flexível e possibilidade de home office, a empresa dá ao colaborador o controle da jornada. O que incentiva o autogerenciamento, o comprometimento e constrói uma relação de confiança.

A rotina flexível também proporciona mais qualidade de vida ao colaborador. Até porque é possível organizar o tempo para resolver pendências fora do universo do trabalho e ficar livre do estresse causado pelas múltiplas jornadas diárias. Isso reflete em mais motivação!

Invista em Programas de Conscientização de Saúde

Sabendo da importância em incentivar a qualidade de vida no trabalho, a Fontana Corretora de Seguros desenvolveu o Programa de Conscientização de Saúde. Trata-se de um programa exclusivo que ajuda o colaborador a entender a importância de se prevenir e se cuidar.

O programa é dividido em duas fases. A primeira etapa consiste em orientações sobre o uso consciente do plano de saúde. Já a segunda parte estimula a adoção de medidas preventivas de saúde.

Agora que você já sabe como investir em qualidade de vida no trabalho é benéfico para colaboradores e empresa, confira os detalhes sobre o Programa de Conscientização de SaúdeEntre em contato e fale com um dos nossos corretores especializados.

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