5 vantagens de investir em programas de qualidade de vida no trabalho

Você já se perguntou sobre como está o ambiente de trabalho na sua empresa? A resposta irá influenciar diretamente em um importante aspecto: a qualidade de vida dos colaboradores. Portanto, é cada vez mais necessário investir em programas de qualidade de vida no trabalho.

Entre os especialistas em Recursos Humanos, o consenso é de que trabalhar em um ambiente que incentiva a qualidade de vida traz diversos benefícios. Por exemplo: aumenta a produtividade e diminui a rotatividade dos funcionários. Além disso, valoriza a saúde, do corpo e da mente, de todos os colaboradores.

O que são programas de qualidade de vida no trabalho?

Na prática, são esforços feitos pela sua empresa para ajudar os colaboradores a alcançarem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Uma pesquisa da Sodexo, publicada pela revista Exame, mostra a importância do bem-estar no trabalho.

Segundo o levantamento feito com líderes empresariais, o segredo para as empresas alcançarem melhores resultados é proporcionar qualidade de vida. Então, por meio de programas de qualidade vida no trabalho, os empresários implementaram uma série de medidas.

Foram colocados em práticas: a melhora do conforto nas condições de trabalho, o investimento em treinamento e planos de carreira, o reconhecimento e a recompensa por esforços. Tudo de acordo com essa nova mentalidade de equilíbrio.

Benefícios mais valorizados no trabalho

Ao contrário do que você pode pensar, o salário não é o item mais valorizado pelos profissionais no mercado de trabalho. Benefícios atrativos e valores compatíveis, como promover o bem-estar, contam muito mais!

Confira abaixo 5 benefícios que podem ser alcançados com programas de qualidade de vida no trabalho.

1. Aumento da produtividade

Pesquisa da empresa de software de produtividade Workfront indica que apenas 39% do expediente é realmente aproveitado. A baixa produtividade é, portanto, um problema recorrente em empresas de diferentes segmentos.

Promover programas de conscientização sobre saúde e qualidade de vida contribui para manter a motivação dos colaboradores. Com isso, eles ficarão mais dispostos e aptos emocionalmente para desempenhar suas tarefas com produtividade e êxito.

2. Melhora do clima organizacional

Clima organizacional é a maneira como seus colaboradores percebem e sentem o ambiente de trabalho. Ele pode ser benéfico ou não para a saúde. Segundo o estudo da Sodexo, empresas que oferecem programas de qualidade de vida no trabalho têm, em média, 91% melhor clima de trabalho.

Com hábitos mais saudáveis no ambiente, a tendência é que o clima também seja mais leve. Afinal, o trabalho passa de “um mal necessário”, para uma atividade a ser desenvolvida com prazer e alegria.

3. Maior captação e retenção de talentos

Atrair e reter talentos tem sido um desafio e tanto no mercado de trabalho atual. Frequentemente, a valorização do capital humano é deixada de lado pela estratégia do setor de Recursos Humanos. O que afasta bons profissionais e aumenta o turnover.

No mercado de trabalho de hoje em dia, os profissionais valorizam muito mais os benefícios e experiências proporcionadas pela empresa. Então, cabe às companhias se adaptarem e proporcionarem um melhor ambiente de trabalho. Ou seja, um programa que realmente valorize o colaborador.

Por isso, a melhoria na qualidade de vida ajuda a atrair novos talentos. Esta pesquisa realizada pelo Manpower Group destaca que a atração de talentos cresce em até 76% quando há bem-estar no trabalho.

4. Equipe mais unida e motivada

Trabalhar em um ambiente leve e que preze pela qualidade de vida reflete no comportamento da equipe e seu relacionamento interpessoal. Afinal, fazer suas atividades com prazer e alegria é muito mais agradável.

Seus reflexos podem ser sentidos na união e motivação entre os colaboradores. O que traz impactos positivos para a empresa. Uma equipe motivada resulta em melhor atendimento ao cliente e ideias mais criativas e inovadoras.

5. Prevenção de doenças no trabalho

A prevenção de doenças tem se tornado cada vez mais importante. Isso porque, além de manter a saúde sempre em dia, garante o diagnóstico precoce de doenças. Vale lembrar que a prevenção começa pela conscientização.

Portanto, os programas de qualidade de vida no trabalho são essenciais. Com isso, é possível ajudar o colaborador a entender a importância de se prevenir e se cuidar, utilizando o plano de saúde de forma mais consciente e inteligente.

Para auxiliar as empresas a implementar ações que alcancem esse objetivo com sucesso, a Fontana Corretora de Seguros desenvolveu o Programa de Conscientização de Saúde. Dividido em duas fases, sua implementação traz benefícios para os funcionários e para a empresa.

A Fase 1 consiste em orientações sobre o uso consciente do plano. Neste momento, os colaboradores serão instruídos sobre como utilizar o pronto atendimento e o trabalho preventivo para manter a saúde em dia. Além disso, serão explicados como funcionam os casos de coparticipação.

Já a fase 2 busca estimular a adoção de medidas preventivas da saúde, com informações e serviços de conscientização essenciais, incluindo:

  • Vacina da gripe, com enfermeiros dentro da sua empresa para fazerem as aplicações.
  • Elaboração e divulgação de campanhas sazonais, como Outubro Rosa e Novembro Azul.
  • Palestras sobre temas que façam sentido para a empresa, como estresse, postura corporal, L.E.R, entre outros.
  • Informativos online com “pílulas” de conteúdo, abordando por exemplo: benefícios de determinado alimento, tabelas nutricionais, obesidade, tabagismo etc.
  • Dia do diagnóstico, com enfermeiro especializado dentro do ambiente da empresa fazendo exames básicos, como: glicose, pressão, colesterol etc. Inclusive, o RH receberá posteriormente um relatório/mapeamento com grupos de riscos para poder fazer trabalhos direcionados.

Agora que você já sabe a importância de implementar programas de qualidade de vida no trabalho, acesse nosso site e converse com um especialista da Fontana Corretora de Seguros.

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.