5 dicas estratégicas de prevenção de doenças no trabalho

Segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em 2017, foram concedidos 22.029 benefícios para trabalhadores que ficaram ausentes mais de 15 dias de suas funções por doenças relacionadas à LER/Dort. Trata-se de uma das causas mais comuns de afastamento por doenças ocupacionais. Então, para evitar que esse tipo de situação aumente, a prevenção de doenças no trabalho é fundamental.

Para isso, vale a pena investir em programas de qualidade de vida no trabalho. Este é um dos assuntos mais debatidos nos fóruns de Recursos Humanos. Inclusive, essa política de ações é cada vez mais valorizada pelos colaboradores e vista como um benefício.

Mas como esses programas podem ajudar? Estabelecer uma série de medidas e até mesmo estruturar mudanças na cultura organizacional é mais do que necessário para promover o bem-estar e a saúde no ambiente de trabalho.

Dessa maneira, é possível alcançar o equilíbrio entre a saúde dos colaboradores e a produtividade e eficiência na sua empresa. E, neste cenário, é importante conhecer estratégias para prevenção de doenças no trabalho.

Vamos ver algumas dicas? Continue a leitura e descubra medidas simples para contribuir com o desenvolvimento da saúde no ambiente corporativo.

Leia também9 estratégias para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Como promover a prevenção de doenças no trabalho

Para promover a prevenção de doenças no trabalho, é necessário tomar medidas estratégicas focadas na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Veja cinco ações para adotar já:

1 – Contratar um seguro saúde de alto nível

Além de atrair e reter talentos, o benefício colabora para minimizar o risco de doenças na organização. Isso porque os problemas de saúde podem causar danos reais ao negócio com a falta de funcionários importantes, prejudicando a operação e afetando a lucratividade.

O seguro saúde também estimula os colaboradores a fazerem consultas periódicas. O que traz diversas vantagens, como:

  • Monitorar a saúde;
  • Prevenir doenças e manter os exames em dia;
  • Evitar agravamento de problemas que podem ser controlados.

Logo, é importante a sua empresa implementar um seguro saúde o quanto antes.

2 –  Estimular o diagnóstico precoce

Quando o assunto é saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, para evitar o surgimento de doenças, sua empresa deve incentivar ações de precaução. Entre elas, é possível estimular:

  • Uso consciente do plano de saúde;
  • Visitas regulares a especialistas;
  • Realização de exames preventivos e periódicos.

Tudo para diagnosticar doenças em seu período inicial. Ou ainda identificar problemas antes mesmo deles acontecerem. O que pode ser contornado com uma medicação leve ou mudança de alimentação.

3 – Disponibilizar informativos e conteúdos digitais sobre saúde

Para a prevenção de doenças no trabalho, sua empresa também pode e deve apostar em divulgar informações. O trabalho de educação junto aos colaboradores ajuda a esclarecer a importância e a necessidade de cuidar da própria saúde.

Para disseminar esses conteúdos, é possível atuar com uma variedade de canais. Por exemplo:

  • Redes sociais internas da empresa;
  • Campanhas de endomarketing;
  • Ações de conscientização presenciais ou até mesmo por e-mail institucional.

Essas são boas práticas e alternativas para falar com seus funcionários de maneira próxima sobre saúde e bem-estar.

4 – Ministrar workshops e palestras de prevenção de doenças no trabalho

Outras maneiras de comunicar e divulgar informações sobre saúde são workshops e palestras. É muito importante investir nesses formatos com o intuito de conscientizar e alertar os colaboradores em relação a:

  • Perigos de comportamentos e posturas inadequadas no trabalho;
  • Medidas para prevenir doenças no trabalho;
  • Ações que as pessoas podem tomar para evitar problemas de saúde;
  • Vacinas que os funcionários devem tomar.

5 – Investir em um Programa de Conscientização de Saúde

Ficou claro que a conscientização é um dos pilares fundamentais para promover a saúde e a prevenção de doenças no trabalho. Por isso, a quinta e última dica é levar para sua empresa o Programa de Conscientização de Saúde da Fontana Corretora de Seguros.

Este programa disponibilizado pela Fontana Corretora de Seguros orienta os colaboradores sobre o uso consciente do plano de saúde e estimula a adoção de medidas preventivas como:

  •        Vacinação;
  •        Elaboração e divulgação de campanhas sazonais;
  •        Palestras;
  •        Informativos;
  •        Dia do Diagnóstico.

Agora que você já sabe quais as principais estratégias de prevenção de doenças no trabalho, acesse nosso site e conheça os benefícios do Programa de Conscientização de Saúde.

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.