Plano de saúde para empresa: entenda os benefícios da coparticipação

As diversas opções de plano de saúde para empresa ajudam a manter esse benefício ativo para os colaboradores, reforçando os cuidados com a saúde de todos e a alta produtividade. Segundo pesquisa da Catho, 74,6% dos brasileiros consideram a assistência médica o item mais motivador no ambiente de trabalho.

É neste cenário que os planos de coparticipação vêm crescendo, pois oferecem a mesma cobertura dos tradicionais planos, mas com condições mais atrativas. Você sabe se esse modelo é o ideal para a sua empresa? Quer saber como funciona? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Plano de saúde para empresa: entenda a coparticipação

No plano de coparticipação, o segurado precisa arcar com uma taxa referente a cada procedimento ou consulta realizada. A coparticipação é o pagamento desta taxa, que pode ser um valor fixo ou uma porcentagem do valor previsto para o serviço, variando de acordo com a tabela de cada operadora. Um detalhe que merece ser destacado é que a mensalidade neste modelo pode cair até 20% em comparação aos planos tradicionais.

Os planos tradicionais e de coparticipação são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e contam com a mesma cobertura e serviços prestados.

Recentemente, a ANS determinou novas regras para os planos de saúde de coparticipação, fixando o percentual máximo de 40% como coparticipação. Também foi definido que o limite mensal pago em coparticipação pelo cliente não pode ultrapassar o valor da mensalidade; e o anual, por sua vez, não pode ultrapassar o equivalente ao valor de 12 mensalidades.

As novas regras também proíbem a coparticipação diferenciada por doença ou patologia e ainda isentam mais de 250 procedimentos do seu pagamento.

3 benefícios em optar pela coparticipação

Além de facilitar a manutenção do plano de saúde para empresa, o modelo de coparticipação ainda agrega novas vantagens, como:

1. Economia

Aderir ao plano de saúde de coparticipação pode representar uma economia de até 20% no valor investido mensalmente.

2. Sinistralidade

A coparticipação funciona como um fator moderador para o segurado, pois como ele precisará arcar com uma parte do valor em cada procedimento, o uso acaba sendo mais consciente e responsável, o que inibe uso indiscriminado e excessivo do plano.

3. Preços dos prestadores de serviços

Se comparado com os valores pagos por consultas ou serviços de saúde particulares, a coparticipação também significa economia. Hospitais, clínicas e laboratórios costumam praticar preços menores com as operadoras de saúde graças ao grande volume de pacientes.

Como a Fontana Corretora de Seguros pode ajudar

Diante de tantas possibilidades no cenário de plano de saúde para empresa, contar com a assessoria de um consultor especializado é o mais indicado, pois esse profissional irá sanar todas as dúvidas e fazer as melhores sugestões, levando em consideração o contexto de sua empresa.

Fontana Corretora de Seguros tem parceria com parceria as mais conceituadas operadoras de saúde do Brasil, contando sempre com uma ampla e qualificada rede de referenciados, hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde de alto nível.

Com a flexibilidade da Fontana, seu time de RH fica longe de toda a burocracia que envolve o processo de contratação do plano de saúde e fica mais focado em tarefas estratégicas para a empresa.

Gostou de conhecer mais uma opção de plano de saúde para empresa? Então, entre em contato e fale com um dos nossos corretores especializados.

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.