Quais são as coberturas do seguro residencial? Descubra!

seguro residencial é um serviço de extrema importância, pois protege sua casa e seus bens materiais contra diversos tipos de imprevistos. Além disso, traz mais segurança e tranquilidade, já que você tem garantias financeiras para o caso de algum problema.

No entanto, esta modalidade ainda é pouca utilizada no Brasil. Segundo pesquisa da Federação Nacional de Seguros Gerais, apenas 14,5% das residências no país possuem seguro. Em geral, muitas famílias acabam por não adquirir este serviço por falta de informação.

Até porque, normalmente, as pessoas consideram o seguro residencial um serviço caro e não sabem quais são os tipos de cobertura. Como consequência, não enxergam os reais benefícios.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar as coberturas básicas e adicionais do seguro residencial. Assim, você pode analisar melhor a contratação.

Como funcionam as coberturas básicas do seguro residencial?

Existem diversas opções de seguro residencial no mercado. O plano mais econômico inclui somente as coberturas básicas. Dessa forma, protege o segurado contra os seguintes sinistros:

Incêndio – Esta cobertura é pré-requisito para a contratação de todos os planos de seguro residencial. Afinal, cobre os danos causados por incêndios à estrutura do imóvel e aos pertences da casa. O que garante o reembolso financeiro, independentemente da origem do fogo.

Vale saber também qual a definição de incêndio para o seguro. Afinal, trata-se do fogo que se alastra ou se desenvolve com intensidade destruindo os bens e causando prejuízo.

Queda de Raio – Nesta modalidade, quaisquer bens que estejam incluídos na apólice do seguro estão protegidos contra danos causados por queda de raios. Esta proteção só é disponível, caso o raio tenha ocorrido no terreno ou edifício que os bens segurados estão localizados.

Explosão – Cobre danos oriundos de explosões de qualquer origem e natureza.

Leia tambémVale a pena contratar seguro residencial?

Quais são as coberturas adicionais?

Além do plano básico de seguro residencial, há diversas coberturas adicionais que podem ser encontradas. Tudo depende das necessidades de cada pessoa. Os clientes podem adicionar desde proteções mais comuns, como roubo de bens, até serviços de manutenção de eletrodomésticos.

Obviamente, quanto mais opções forem incluídas, maior será o valor final do plano. Confira alguns modelos de coberturas adicionais:

  • Roubo de bens: Roubo ou furto qualificado de bens incluídos na lista de itens segurados;
  • Vendaval: Danos causados por fenômenos naturais como vendavais, tempestades ou granizo;
  • Pagamento de aluguel: Cobre perda de aluguel ou pagamento no caso da família necessitar sair da casa para reparos causados por incêndio, queda de raios ou explosão;
  • Vazamento de tubulações: Garante a manutenção da parte hidráulica e da tubulação de gás, além de proteger a residência contra danos estruturais causados por vazamentos;
  • Cobertura para bicicletas: Protege sua bike contra furto qualificado em sua residência. Vale lembrar que as condições mudam de acordo com a seguradora;
  • Serviços gerais sob consulta: Cobertura para serviços do dia a dia como encanador, eletricista, chaveiro e até profissionais para realizarem instalações na residência.

É importante lembrar que todas essas coberturas possuem assistência 24 horas e 7 dias por semana. E o número de chamados vai de acordo com o plano contratado.

Como contratar o seguro residencial

Para proteger seu lar da melhor maneira possível, é indispensável contratar o seguro residencial. Para a ajudá-lo, conte com a ajuda de uma corretora de seguros. Os profissionais especializados podem informar exatamente como funcionam todas essas coberturas e como cada uma pode ser útil para a sua realidade.

Fontana Corretora de Seguros atua há mais de 70 anos no mercado de seguros e oferece atendimento consultivo e personalizado para os seus clientes. Analisamos sua situação e adequamos as soluções e coberturas de acordo com as suas necessidades.

Ficou interessado? Conheça nossas soluções e converse com um de nossos especialistas!

Confira nosso Mapeamento de Riscos em Cybersecurity, com tudo que você precisa saber sobre LGPD e GDPR.